Escrito por: Anderson Freitas
Crédito de imagem: Reprodução + Criação
Publicado: 08/10/2021
Na tarde desta última quinta-feira (07.10), durante a Cerimônia de Modernização de Normas de Segurança e Saúde no Trabalho, realizado no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília/DF, foram assinadas as portarias das novas redações das NR 5 – CIPA, NR 17 – Ergonomia, NR 19 – Explosivos e NR 30 – Aquaviários, além de 4 outros portarias que atualizam os Anexos 1 – vibração; 2 – Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis e 3 – Calor, pertencentes a NR 9 – Avaliação e Controle de Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos, e Anexo 3 – Meios de Acesso, contido na NR 12 – Máquinas e Equipamentos.
Bruno Dalcomo, o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, foi o primeiro a falar e fez críticas aos aspectos burocráticos e de equiparação das NRs, sem a devida distinção econômica entre a pequenas e grandes empresas:
“O objetivo de revisão dessas normas, é tirar da frente o que é burocrático e focar no que realmente importa. Você acham que faz sentido, uma norma que encarece a importação de uma máquina nova, importada da Alemanha, por exemplo, em mais de 20% (vinte por cento)? O que dizer de uma regra que exige a medição da velocidade do ar-condicionado em todas as empresas do País? Ou ainda, normas que estabelecem as mesmas obrigações para grandes empresas, multinacionais e para a pequena padaria da esquina?”
O segundo a falar, foi o Ministro do Trabalho e Previdência, senhor Onyx Lorenzoni, que comentou sobre a dificuldade de ser empresário no Brasil.
Dentro de sua fala, e ao mencionar a NR 17 – Ergonomia, fez destaque à Avaliação Ergonômica Preliminar:
“A norma regulamentadora 17 – trata da ergonomia – e criou uma nova figura, que é a Avaliação Ergonômica Preliminar… e ela tem uma característica importantíssima, preservar a saúde dos colaboradores.”
Na sequência, os novos textos foram assinados por Onyx Lorenzoni e pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que falou ao final.
NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Portaria/MTP nº 422, de 7 de outubro de 2021
(início da vigência 03 de janeiro de 2022)
:: Versão Digital | Versão PDF ::
NR 17 – Ergonomia
Portaria/MTP nº 423, de 7 de outubro de 2021
(início da vigência 03 de janeiro de 2022)
:: Versão Digital | Versão PDF ::
NR 19 – Explosivos
Portaria/MTP nº 424, de 7 de outubro de 2021
(início da vigência 03 de janeiro de 2022)
:: Versão Digital | Versão PDF ::
NR 30 – Aquaviários
Portaria/MTP nº 425, de 7 de outubro de 2021
(início da vigência 03 de janeiro de 2022)
:: Versão Digital | Versão PDF ::
A solenidade de assinatura das portarias, foi transmitida pela TV Brasil e replicada no canal do Youtube da Ergo Company, contando também, com os comentários do professor Anderson Freitas, que respondeu perguntas da audiência.
Sobre o autor
Anderson Freitas
Graduado em Educação Física (CREF 043103-G/SP). Mestre em ciências pelo Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor). Especialista em Ergonomia (Senac-SP – campus Ribeirão Preto). Professor convidado do curso de Pós-graduação em Ginástica Laboral e Ergonomia (FMU). Profissional Delegado do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP). Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Ginástica Laboral
GOSTARIA DE SABER. TENHO NÍVEL SUPERIOR COMO POSSO ATUAR NA ERGONOMIA. FALAM EM FAZER UM CURSO DE CAPACITAÇÃO. PODEMOS ATUAR. COMO AUTÔNOMO, CLT OU ABRIR UMA PRÓPRIA CONSULTORIA. CONFERE?
Sim 😉
Vamos ter que trabalhar e muito!