(17) 3323-7183 / 99732-7635 comercial@ergocompany.com.br

Análise Ergonômica do Trabalho

Uma avaliação aprofundada das condições de trabalho

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um método de avaliação aplicada para a compreensão de um problema ergonômico complexo.

Às vezes, chamada de laudo ergonômico, o método apresenta uma estruturação que permite ao avaliador perceber a correlação das diferentes dimensões do trabalho, frente a um problema ergonômico.

Com o foco de estudar uma demanda ergonômica – problema – a AET segue por linhas que ajudam o avaliador a decompor o trabalho em partes, analisar suas relações com o problema central, a fim de transformá-lo.

Justamente, por tal sensibilidade, a AET é apontada pela NR 17 – Ergonomia, enquanto método de estudo a ser utilizado frente um problema ergonômico.

Análise Ergonômica do Trabalho

Indicadores para quando fazer uma Análise Ergonômica do Trabalho

Identificar o Perigo

Demanda Ergonomica

Uma situação problema de difícil compreensão e que requer a aplicação de método avaliativos mais complexo

Avaliação do Risco

Análise Aprofundada

Quando a situação de trabalho requerer um análise mais aprofundadas para entender seus reais problemas

Controlar os Riscos

Melhor Solução

Mediante a necessidade de um estudo aprofundado para encontrar as melhores soluções ergonômicas

Identificar o Perigo

Resultados Insatisfatórios

Quando medidas e ações já foram assumidas pela empresa, porém os resultados não foram eficientes

Avaliação do Risco

Médico do Trabalho

Conforme o perfil epidemiológico da empresa, o médico do trabalho pode recomendar a realização de uma AET

Controlar os Riscos

Investigação de Acidentes

Durante a investigação de um acidente, de modo a entender as causas, a partir das relações ergonômicas no trabalho

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Tenho que fazer a AET de todos os postos de trabalho?

Não! A AET é utilizada não sobre postos de trabalho e sim, sobre uma problema específico pelo qual deseja realizar um entendimento de sua causas e apontar soluções.

Por que auditor-fiscal do trabalho pede AET de todos os postos?

Muita calma nessa hora! A resposta para essa pergunta é entender o porquê, a inspeção do trabalho emitiu um Termo de Notificação, solicitando a AET de todos os postos de trabalho.

Primeiro, isso decorre porque a NR 17 dá o direito com que o representado do Estado faça essa solicitação. Porém, a solicitação não é literal, até porque, os próprios auditores sabem que isso não existem.

Por outro lado, esse tipo de notificação e solicitação acontece quando o auditor percebe que a empresa não apresenta nenhum controle sobre as condições ergonômicas de trabalho ou caso tenha, as mesmas representem insuficiência.

Caso receba uma notificação para fazer uma AET da empresa toda, CONSULTE-NÓS!

Toda empresa precisa de fazer uma AET?

Não! Como dito, a AET é um método de avaliação pela qual o profissional ergonomista poderá fazer uso, mediante uma necessidade de melhor compreender uma problema ergonômico.

Preciso fazer uma AET para elaborar o inventário de risco do PGR?

Não! O PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, é uma referência normativa estratégica para empresas fazerem o gerenciamento de seus riscos ocupacionais. O inventário de riscos, e alimentado pelas informações do mapeamento ergonômico.

No caso, o PGR enquanto estratégia de planejamento e operacionalidade do GRO, pode sugerir a AET mediante a necessidade de compreender uma situação de trabalho.

MAIS QUALIDADE NA VIDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS

Conheça todas as soluções em serviços de Ergonomia e Ginástica Laboral oferecidos por nossa empresa!

Siga-nos em nossas mídias sociais 

Somos uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de soluções ergonômicas que contribuem para o aprimoramento de sistemas produtivos, através do estudo das relações humanas com o trabalho e suas implicações para a saúde, segurança e desempenho eficiente.

BRASIL

Atendimento a todo o território nacional
Fone: 11 98811-9083
comercial@ergocompany.com.br

SEDE - Barretos/SP

Barretos e Região
Fone: 17  99732-7635
consultoria@ergocompany.com.br

© 2022 - ERGO COMPANY - Todos os direitos Reservados

Precisa de Ajuda?